terça-feira, 21 de abril de 2009

A Capacidade de Sonhar - O Poder da Visão

Na véspera do feriado de 21 de abril fui assistir a uma palestra da disciplina de Empreendedorismo cujo tema era: Atitudes Vencedoras para Superar Desafios com Valdir Schmidt. Depois de um longo dia de trabalho achei que fosse cochilar durante a apresentação, estava enganado a palestra fui ótima e saí dela cheio de idéias na cabeça.

Vocês devem estar se perguntando o que isso tem a ver com autismo, já explico.

Logo no início da palestra nos foi apresentado um vídeo motivacional e a cada frase dita eu só conseguia pensar em Peu, nos meus projetos para ele, no desafio que o autismo nos apresenta e que a superação deles só depende de nós mesmos.

Assistam o vídeo e abaixo está a transcrição do texto narrado.



Parece que nos encontramos novamente falando da grande e fantástica evolução humana. É incrível e ao mesmo tempo estranho que toda vez que nos deparamos com tudo isso, temos a sensação de que essa é uma história que não nos diz respeito.

Às vezes parece que somos meros expectadores diante de todas essas incríveis e maravilhosas transformações.

A única certeza que temos é para se viver nesse novo mundo que está surgindo será preciso mudar radicalmente nossas atitudes, nosso modo de agir, nosso modo de pensar, temos que transformar limitações em ousadia, sonhos em ações, derrotas em vitórias, dificuldades em oportunidades, lágrimas em sorrisos, saudade em alegria, dúvidas em certeza, medo em coragem, ódio em amor.

Será preciso que os nossos olhos aprendam a ver o mundo de uma forma diferente. Mais do que enxergar as mudanças será preciso senti-las com a alma e com o coração, muito acima da nossa própria razão.

O poder de sonhar com aquilo que ainda não existe.

É preciso encurtar o tempo, para se fazer as coisas, para se aprender, para se desenvolver, para se viver intensamente.

Você já se deu conta que muitas vezes deixamos de perceber o real significado na nossa própria existência. Toda essa correria maluca do mundo moderno tem vendado os nossos olhos para observar e compreender as coisas mais simples.

E são nessas coisas tão simples e tão singelas que se escondem toda a essência do Universo.

É na imaginação livre de uma criança que as fantasias se transformam em realidade.

É nas asas leves dos pássaros que está guardado o segredo de voar.

É na fragilidade das flores que está o perfume, a beleza que adoça o nosso espírito.

É na rudeza da terra que se transformam sementes em frutos.

E é principalmente na paixão pela vida que renasce a certeza de um novo amanhã.

Cada um de nós é um universo a ser desvendado, cada um de nós traz dentro si toda a sabedoria que só as mãos hábeis de um Deus foram capazes de criar.

É preciso aprender a usar essa força, muitas vezes adormecida dentro do nosso coração e da nossa mente.

Pare por um instante e olhe atentamente ao seu redor. Volte o seu olhar para dentro de si mesmo e se pergunte: O que realmente eu tenho feito para ser melhor? para ser diferente? como tenho encarado meus planos e objetivos? Será que eu também não tenho sido um mero expectador da minha própria vida?

O Poder da Visão nada mais é do que a capacidade de sonhar, é a alegria de viver, é a vontade de aprender, é a paciência e o carinho de ensinar. É a capacidade de compreender as falhas humanas, e é principalmente o sentimento sincero de carinho, de respeito e de amor para com o seu semelhante tudo isso é o Poder da Visão.

Esse mundo em que vivemos tem várias faces, vários rostos, vários credos, vários costumes.

Mas o sentimento de amor é um só. Um sentimento único que resiste, apesar das guerras, das injustiças, apesar do egoísmo e da hipocrisia de muitos.

E é esse sentimento que irá nos mostrar o caminho mais seguro para uma sociedade mais justa, mais humana.

Um dia, os sonhos mais verdadeiros de todos os seres humanos irão se juntar ao sonho de muitos outros sonhadores que já se foram, liberando uma corrente de energia tão forte e tão intensa que será capaz de transformar nosso planeta num lugar onde todos possam encontrar a sua felicidade.

Mais do que nunca acreditamos que o caminho para que tudo isso se torne realidade está no desenvolvimento das pessoas, na sua preparação, na sua cultura, no seu compromisso para com a qualidade.

Para que isso comece a acontecer precisamos de pessoas com um perfil diferente.

Pessoas que não se conformem com coisas mal feitas.

Pessoas que não se intimidem diante das crises e das dificuldades.

Pessoas que se utilizem da criatividade, da compreensão, da humildade, da perseverança, da
motivação, do espírito de liderança e principalmente do amor.

E é nesse sentimento que está à chave para se adentrar nesse novo mundo não como um mero expectador impotente diante de todas essas transformações, pelo contrário, você pode ser um dos personagens principais dessa maravilhosa peça a ser encenada chamada EXISTÊNCIA.

3 comentários:

  1. Sempre que posso visito seu blog e leio alguns posts. Há pouco mais de um ano, mais ou menos, descobrimos que meu priminho de 3 anos é autista, assim como Peu, ele é uma criança linda e cada dia que passa nos surpreende mais com sua capacidade e inteligência. Sempre que leio os textos penso em meu primo, mas dessa vez pensei em mim e no fato de que todos somos iguais, independente do mundo em que vivemos, do mundinho particular que criamos dentro de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o blog a respeito desta criança, quem dera todos diante de uma situação dessas tivessem a força e a vontade de encarar os obstáculos da vida como os pais desta criança que provavelmente foram eles quem escreverem o blog e a historia, este vídeo retrata este sonho, esta vontade de vencer, e tenho certeza que esta criança esta rodeada de pessoas que acreditam nela e assim ela poderá vencer, digo por experiência não com o mesmo problema, mas pela vontade de viver!
    Um forte abraço e que Deus abençoe
    Rafael Ortiz
    http://www.rafaelortizpv.blogspot.com

    ResponderExcluir