domingo, 26 de julho de 2009

O apoio ao mais fraco

No outono, quando se vêem bandos de aves voando, formando um grande V no céu, indaga-se o porquê de voarem desta forma. Sabe-se que quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás. Ao voar em forma de V, o bando se beneficia com muito mais força de vôo do que uma ave voando sozinha.

Pessoas que têm a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um impulso mútuo.


Sempre que uma ave sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinha. Rapidamente, ela entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.

Se tivéssemos o mesmo sentido, manter-nos-íamos em formação com o que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.

Quando a ave líder se cansa, ela muda de posição dentro da formação e outra assume a liderança.
Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis, e isto serve tanto para as pessoas quanto para as aves que voam juntas. As aves de trás gritam encorajando as da frente para que mantenham a velocidade.

Finalmente quando uma ave fica doente ou, se fere, duas aves saem da formação e a acompanham para ajudá-la e protegê-la. Ficam com ela até que consiga voar novamente ou morra. Só então, levantam vôo, sozinhas, ou em outra formação.

Se tivéssemos o sentido das aves também ficaríamos da mesma forma um ao lado do outro para apoiar o mais fraco.

Fonte: Livro: Códigos da Vida - Autor: Legrand - Editora: Soler Editora

Um comentário:

  1. Caro amigo,

    Um excelente pensamento. Não somos aves, somos simplesmente homens. É mais complicado. Às aves isso advém-lhes do instinto. Nos homens "voar em formação" poderá implicar os mesmos gostos, ou talvez uma mesma preocupação.No entanto cá estamos de braços abertos para voar em formação, desde que a liberdade de opinião de cada um dos que esvoaçam seja respeitada,sendo dada no local indicado: inter pares.
    E que a interajuda seja efectiva. Uns são mais gordos, outros mais magros. Uns são mais novos, outros mais velhos. A resistência de cada um é diversa. Só no respeito mútuo conseguiremos a lealdade necessária a uma formação séria que nos leve a algum porto de abrigo. Não podemos estar no ar sempre.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Peu cresceu e O Mundo de Peu também mudou.

Bem-vindo ao blog O Mundo de Peu! Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Rodrigues, pai de Pedro (Peu), sou o criador do blog O Mund...