Recebi ontem o DVD "Histórias Inspiradoras de Famílias e Crianças do Programa Son-Rise" , e junto com ele veio um impresso informativo com algumas dicas para serem utilizadas com as crianças, gostei muito do que li e já começei a aplicá-las em Peu.
1. Passe 30 minutos por dia 1:1 (um a um) com sua criança.
· Leve sua criança para o quarto mais calmo e silencioso de sua casa.
· Faça o melhor para preparar o quarto de forma que não haja interrupções nesses 30 minutos.
· Leve com você uma pequena caixa de brinquedos ou atividades. (Deixe os brinquedos eletrônicos do lado de fora).
· Pouco a pouco aumente o tempo que você passa 1:1 com sua criança com acréscimos de 15 minutos.
2. “Junte-se” à criança. Como uma maneira de entender e construir uma relação mais profunda com sua criança faça exatamente o que ela está fazendo. Concentre-se em se divertir nesse momento “no mundo dela”.
Por exemplo:
· Se sua criança estiver pulando numa bola, pule numa bola também.
· Se sua criança estiver correndo de um lado para o outro, corra de um lado para o outro.
· Se sua criança estiver recitando a cena de um filme ou livro, recite a mesma cena com ela.
· Se sua criança estiver resolvendo problemas de matemática, faça os seus próprios problemas de matemática com ela.
· Se sua criança estiver olhando fixamente para a parede, olhe para a parede com ela.
· Faça o que ela estiver fazendo, exatamente da mesma forma.
· À medida que você fizer o que ela estiver fazendo, concentre-se em realmente se divertir com a atividade.
3. Concentre-se no contato visual. Quanto mais a criança olhar mais ela aprenderá. Quanto mais você se concentrar no contato visual com sua criança, mais esse contato aumentará – dando a oportunidade de sua criança aprender com você. O contato visual é de fundamental importância para todos os aprendizados futuros.
Por exemplo:
· Celebre com sua criança cada vez em que ela olhar para você. Você pode dizer, “Uau, eu adoro quando você olha para mim!” ou “O seu olhar é lindo!” ou “Obrigado por olhar para mim.” Não importa o que você diga, mas sim que você se sinta entusiasmado e agradecido pelo fato de sua criança ter escolhido olhar diretamente para os seus olhos.
· Traga a atenção para a sua face e olhos. Torne o seu rosto interessante usando chapéus, óculos divertidos, adesivos e pinturas, etc.
· Posicione-se em frente à criança, no nível dos olhos ou abaixo, tornando mais fácil para ela olhar para você. Quando oferecer brinquedos, alimentos ou algo para beber, posicione-os na altura dos seus olhos próprios olhos.
O Mundo de Peu é um blog que trata essencialmente do Autismo infantil, através da história de Pedro, 5 anos - que apesar de não ter um diagnóstico fechado apresenta caracteríscas peculiares do espectro autista - iremos tentar desvendar os mistérios do seu mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Peu cresceu e O Mundo de Peu também mudou.
Bem-vindo ao blog O Mundo de Peu! Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Rodrigues, pai de Pedro (Peu), sou o criador do blog O Mund...
-
Milhões de famílias em todo o mundo são afetadas pelo autismo. Embora algumas pesquisas tenham produzido grandes progressos na compreensão d...
-
ELIMINAR O COMPORTAMENTO AUTÍSTICO NÃO CURA O AUTISMO Eliminating Autistic Behavior Does Not Cure Autism – Kris Brink (Fev/01) Fonte : www.t...
-
Bem-vindo ao blog O Mundo de Peu! Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Rodrigues, pai de Pedro (Peu), sou o criador do blog O Mund...
A busca pelo contato visual foi minha grande meta. Percebê-lo hoje procurando esse olhar é uma das coisas que mais me emociona no meu filho. Passamos por momentos bem difíceis juntos, em que eu muito gritava (literalmente) por ele, mas foi só quando encontrei a paciência, o carinho e os seu olhos que meu coração se acalmou. Ainda temos muito o que fazer. Mas já habitamos um mesmo mundo. Isso me faz feliz.
ResponderExcluir