terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O Quarto de Brincar ficou pronto

Levou tempo, mas finalmente o quarto de brincar de Peu ficou pronto. Na verdade era o seu próprio quarto de dormir onde fizemos algumas adaptações e removemos alguns móveis para sobrar mais espaço para as brincadeiras/interações.

Como Peu gosta muito de pular colocamos no quarto um trampolim e uma bola grandona de 75 cm (daquelas usadas para fazer Pilates), os brinquedos são bem simples, nada de brinquedos eletrônicos com barulhinhos ou luzinhas piscando, esses brinquedos podem estimulá-lo a brincar sozinho. Os melhores brinquedos são os que estimulam a imaginação e a interatividade.

Na lista de brinquedos e materiais temos:

* Espadas de plástico para duelarmos (Peu é Peter Pan e eu o Capitão Gancho);
* Bolhas de sabão: estou ensinando ele a soprar e a falar BÔÔ-LHA;
* Óculos coloridos de plástico: são ótimos para atrair contato visual;
* Chapéus divertidos: Eu tenho uma cartola vermelha, Mari um chapéu de bruxa e Peu um chapéu de pirata;
* Brinquedos de madeira: Cavalinho de pau e peças de encaixe;
* Material de desenho e pintura;
* Massa de modelar;
* Argila;
* Balões;
* Máscaras de papelão;
* Animais da fazenda de plástico;
* Um fantoche com boca grande;
* Duas maracas e uma gaita;
* Uma barraquinha de pano onde brincamos de esconder;
* Alguns livros infantis;
* Uma mesa pequena e uma cadeirinha plástica;
* Um espelho grande na parede.

Como ainda preciso fixar alguns conceitos do Son-Rise tive a idéia de criar alguns cartazes no
tamanho A3 e colá-los nas portas dos armários para poder consultá-los durante as sessões com Peu.

Cada cartaz tem um tema específico, os temas são:

* Atitudes Fundamentais;
* Inspirações;
* Os Três Es;
* Técnicas de Contato Visual;
* Os Três Estados de Disponibilidade para Interação Social;
* Isolamento.

Se alguém tiver interesse nos cartazes é só entrar em contato que eu os envio por e-mail.

Valeu a pena criar este espaço tenho observado que fica mais fácil fazer as nossas sessões num ambiente otimizado e livre de distrações, mas isto é assunto para outra postagem.

22 comentários:

  1. LEGAL MARCELO QUE O QUARTO FICOU PRONTO. NA VERDADE O DO VITOR TAMBÉM ESTÁ PRONTO E JÁ ESTOU BRINCANDO COM ELE TAMBÉM E TEM DADO RESULTADO. SE PODER ME ENVIAR OS CARTAZES FICARIA AGRADECIDO MEU EMAIL É humberto@grupogquatro.com.br

    ABRAÇO

    HUMBERTO

    ResponderExcluir
  2. É a 1ª vez que entro neste blog, vou começar o curso de pscicologia, e uma das coisas pelas quais eu mais me interesso e pretendo trabalhar é o autismo, então ficaria muito grata se você me enviasse esses cartazes.

    Obrigada pela atenção.

    mayrhara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Meu nome é Denise. Trabalho com crianças e educadores da Educação Infantil e fiquei interessada em conhecer o que vocês vem trabalhando. Se for possível gostaria de receber cópias dos cartazes.
    Meu e.mail é denisepesil@uol.com.br
    Grata

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns!!. eu também estou montando o quarto de brincar em minha casa e estou interessado em seus cartazes, por favor envie para mim.
    Muito obrigado e boa sorte.
    Elder

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de postar o e-mail é elderscarmo@bol.com.br.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Olá, bom dia.

    Tenho um filho com espectro autista e pesquiso bastante sobre isso na Internet. Eu gostaria de saber se vocês estão tendo bons resultados com o Son-rise. Na prática parece que as associações de autistas não gostam, mas os pais se interessam, atraídos pela possibilidade de cura.

    Obrigada

    Flávia

    ResponderExcluir
  7. Olá Fávia,

    Os resultados do programa e os progressos da criança dependem de uma série de fatores: grau de severidade do autismo da criança, horas diárias dedicadas a ela no quarto de brincar, a aplicação correta do programa (não é só entrar no quanto e brincar, existem técnicas que são ensinadas no workshop que nos permitirão tirar proveito das sessões), acreditar, não desistir e acima de tudo fazer com amor.

    Pedro teve e continua tendo progressos, com destaque para contato visual e melhoria da interação social, ele ainda não fala e estamos agora focando o programa na aquisição da linguagem oral.

    Já existem algumas associações no Brasil que já estão utilizando o Programa Son-Rise por orientação de profissionais que participaram dos Workshops da Inspirados pelo Autismo.

    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa tarde...

    Sou a Daniela e estou a fazer um projecto sobre o autismo, mais precisamente a construção de uma casa para pessoa com autismo. Por isso gostava imenso que me enviasse os tais cartazes e que me dissesse quais as estruturas que, na sua opinião devem estar numa casa que possam ser uma grande ajuda para autistas. Quais os lementos a incluir num quarto, por exemplo...

    projectoautismo@gmail.com

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcelo meu nome é Suely Lima tenho uma criança (Heitor agora com 5 anos e 7 meses) que também é autista e gostaria também de receber estes cartazes por e-mail. Parabéns pela sua iniciativa este blog está me ajudando muito viu! Paulista/PE suelyheitor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcelo, primeiro gostaria de parabenizá-los pelo blog, as informações que nele encontrei foram muito esclarecedoras e me deixaram ainda mais motivada. Esse mês mudaremos de casa para tornar o quarto de brincar possível. Se puderem enviar os cartazes, ficaremos gratos.

    Um grande abraço
    correiasuzimone@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Olá. Me chamo Gabrieli e sou neuropsicóloga, abri um consultório com minha sócia recentemente e achei fantástica a possibilidade de aplicar o Son-Rise com meus pacientes. Se possível, gostaria que me enviasse os cartazes q utiliza.
    Meu email é gabrieli319@hotmail.com.

    Parabéns pelo blog.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Ola Marcelo. Meu nome e Silvano, sou de Itajubá MG e meu filho, o Augusto, com 6 anos é autista. Ainda não tive a oportunidade de fazer o curso de sun-rise mas tenho lido, recebi os dvds deles para ver alguma coisas, ando lendo, e ja to aqui separando um comodo de casa para fazer o quarto de brincar, e nessas pesquisas achei seu blog. Legal o que vc e sua esposa estão fazendo por seu pequeno anjo. Gostaria de receber seus cartazes e qualquer dica que julgar necessário. Eu quero fazer o curso mas depois que aconteceu isso com meu filho, um de nos dois (o casal) teve que parar de trabalhar e a verba caiu... e o curso e hoje um pouco caro para nós... recentemente consegui o loas para meu filho e ja tamos todo mes reservando um pouco para poupar e assim que der o valor necessário, fazer o curso mas enquanto não conseguimos o curso, vamos tentar fazer na raça, afinal, qualquer coisa que possa ajudar meu filho, estou disposto a tentar. Abraços...a e meu email e ultra-pop@hotmail.com abraços para vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcelo, parabéns pela iniciativa! Sou Pedagoga e trabalho com Educação Especial, tenho uma sala de Recreação, com atendimento Individual.Atendo alguns autistas.
    Gostaria de receber os cartazes e te agradeço muito se enviares para marisasdasilveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá sou mãe de Camilo, com 4 anos de idade e estamos montando o quarto de brincar la em casa. Gostaria de receber os cartazes... Parabéns pelo trabalho e dedicação a Peu que Deus vos abençõe.

    cleonicespv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi,estou me informando mais sobre o autismo pq meu filho está apresentando algumas características mas a neuro ainda não fechou o diagnóstico,mas pelo que tudo indica ele tem mesmo.Mas o mais importante de tudo é q eu e meu marido já estamos usando o método do sun-rise de uma forma ainda prematura mas estou vendo resultados e queria q vc me encaminhasse por favor os cartazes.Muito obrigada

    laura-sydriao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde, meu nome é Suelen e sou fonoaudióloga, trabalho com crianças especiais e tenho um paciente com síndrome de asperger e gostaria muito que você enviasse os cartazes para meu e-mail: suelen08@msn.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Marcelo, parabéns pelo blog e pela garra em ajudar seu filho. Tenho gêmeos de 2,5 anos diagnosticados com autismo. Estamos já praticando os conceitos do Son-Rise e devo participar do próximo workshop em março. Poderia me enviar os quadros, por favor?
    leocarulla@gmail.com
    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcelo, amei o blog, meu filho de 2 anos e 1 mês foi diagnosticado este mês com autismo, foi no workshop do inspirados pelo autismo agora no final de maio e por favor ne mande os cartazes, já estou fazendo o quarto de brincar e estou muito otimista.
    vendas-galatasvideo@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Ola boa tarde...
    Sou a Daniela, tenho um filho de 2 anos e meio que foi diagnosticado com autismo de grau ligeiro. Gostaria que me envia-se os cartazes para eu retirar possíveis dicas...
    O meu e-mail é dani.mortagua@gmail.com

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  20. Tbem estou montando um quarto pro meu filho. Gostaria que me enviasse os cartazes. Meu e-mail: nadiacezar@bol.com.br

    ResponderExcluir
  21. OI PODERIA ME MANDAR OS CARTAZES E AS TECNICAS POIS NAO POSSO IR NO WORKSHOP.E A DIETA DO GLUTEM E DA CASEINA E ESTRITAMENTE NECESSARIO..email lutzveridiana@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Manda os cartazes pelo meu email carinabperes@hotmail.com desde já agradeço

    ResponderExcluir

Peu cresceu e O Mundo de Peu também mudou.

Bem-vindo ao blog O Mundo de Peu! Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Rodrigues, pai de Pedro (Peu), sou o criador do blog O Mund...