sábado, 9 de agosto de 2008

Dieta SGSC de Peu

Já está completando quase quatro meses do início da dieta SGSC de Peu, e já podemos observar alguns resultados positivos.

A dieta consiste na retirada dos alimentos que contém glúten (alimentos feitos com trigo: pães, biscoitos, massas em geral), caseína (leite e derivados) e alimentos industrializados que possuem aditivos químicos (como glutamato monossódico e aspartame que são nocivos até para os não autistas).

Os aditivos químicos da alimentação moderna são verdadeiros venenos para nossas crianças que devido a alterações metabólicas não conseguem detoxicar (botar pra fora) essas substâncias, enfraquecendo o seu organismo e trazendo cada vez mais comportamentos autísticos. Dê preferência aos alimentos orgânicos!

A dieta está sendo acompanhada por sua Nutricionista Dra. Efigênia Leite que criou um cardápio adaptado para compensar através de outros alimentos os nutrientes retirados (proteínas, vitaminas e minerais).

O processo foi bastante tranqüilo retiramos o glúten e a caseína de uma só vez, ele não resistiu a mudança e nem apresentou crise de abstinência, a única coisa que ele não aceitou foi o leite de soja. Encontramos substitutos para o macarrão e os biscoitos no site Sem Glúten Marilis que possui uma linha de produtos sem glúten bem variada.

Benefícios da dieta observados:
  • Melhora do contato visual;
  • Melhora do sono (só dorme a noite e seu sono é tranqüilo);
  • Maior concentração nas atividades (casa, terapias e escola);
  • Diminuição de hiperatividade (apesar dele não apresentar muita);
  • Mais tranqüilidade no contato com outras pessoas;
  • Não apresenta mais constipação estomacal (prisão de ventre);
  • Tem freqüentado a escola todos os dias e participado das atividades.

Como já dito em outra postagem o objetivo da dieta não é a cura do autismo e sim uma melhoria dos sintomas que são amplificados e até causados pela ingestão de alimentos inadequados as nossas crianças.

Um comentário:

  1. oi vcs podem me ajudar, tenho um filho asperger de 11 anos estou querendo colocar a dieta em pratica agora mas o que dou no lugar do leite se o leite de soja tambem nao pode, gostaria de ideias e dicas meu email tatiana@pedaladabikes.com.br,
    obrigada e felicidades pra vcs

    ResponderExcluir

Peu cresceu e O Mundo de Peu também mudou.

Bem-vindo ao blog O Mundo de Peu! Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Rodrigues, pai de Pedro (Peu), sou o criador do blog O Mund...