Son-Rise é uma abordagem para tratamento e educação projetada para ajudar crianças com autismo, suas famílias e provedores de cuidados. Baseia-se em alguns princípios fundamentais, entre os quais:
- Participar ativamente de comportamentos incomuns ou repetitivos da criança na tentativa de facilitar mais a interação social.
- Focar nas motivações e interesses da criança para facilitar a aprendizagem e aquisição de aptidões.
- Incentivar brincadeiras interativas e usá-las para aprendizagem.
- Manter uma atitude positiva, imparcial e amorosa em interações e expectativas.
- Reconhecer que os pais ou provedores de cuidado são o recurso mais importante e duradouro da criança.
- Criar uma área de trabalho/diversão segura e livre de distrações.
Essa abordagem explora os interesses da criança e o adulto interage com o que a criança faz. Baseia-se muito em entrar na realidade da criança. Sugere que as interações sociais e a aprendizagem são mais bem facilitadas por meio dos interesses da própria criança. Pede-se, sobretudo, aos terapeutas que não dominem, nem controlem as brincadeiras e as interações. A terapia começa na sala de jogos, preparada segundo diretrizes específicas e necessariamente tranqüila e decorada sem cores fortes e excesso de elementos. A abordagem reconhece que a ansiedade da criança autista inibe a interação e a aprendizagem, e que os ambientes e as atividades que a minimizam facilitam melhor a aprendizagem. Na maioria das vezes, os terapeutas serão pais e voluntários treinados em cursos especiais.
Ainda estou preparando o quarto de brincar, contudo, usamos diariamente com Peu os conceitos aprendidos no curso e estamos obtendo ótimos resultados.
Maiores informações sobre o workshop pode ser vista no site http://www.inspiradospeloautismo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário