quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Programa Son-Rise - Os pais

Os pais, a melhor fonte para a criança

A mais poderosa, dedicada e útil fonte amorosa no mundo da criança são os seus pais. Este simples fato é freqüentemente desconsiderado, mesmo desprezado, em muitas propostas profissionais.

Os “especialistas” não conhecem e não podem conhecer a criança como os pais. O contato dos profissionais com a criança é limitado, freqüentemente em simples visitas. Alguns professores treinados e terapeutas interagem com os seus jovens em grupo ou no ambiente escolar onde um instrutor e um auxiliar trabalham simultaneamente com várias crianças que freqüentemente tem diferentes deficiências. Em muitos casos, testes com resultados e a “literatura” são usados como indicadores mais importantes que informações e dicas da mãe e do pai.

No Centro Americano de Tratamento do Autismo, os pais não são apenas considerados como a mais importante fonte de conhecimento, mas é buscado um modo de colocar este poder em favor da criança. Embora o Programa Son-Rise seja centrado na criança, nós treinamos os pais para serem os mentores deles. O conhecimento, amor, interesse e cuidado durante suas vidas não pode ser equiparado à nenhum profissional que vê a criança como mais uma criança. Estes profissionais fazem o melhor que podem para você com as melhores das intenções e, certamente, podem prover assistência muito importante. Mas os pais podem fazer muito mais, porque possuem uma posição única na vida da criança.

O Instituto acredita no poder da família, o incrível potencial do lar como um ambiente amoroso, nutriente e ensinador e a melhor fonte da criança, os pais!

Trecho extraído do Manual Start Up do Programa Son-Rise

Um comentário:

  1. Eu preciso conhecer mais sobre o autismo pois há um autista em minha vida Chamado Gustavo,e toda minha atenção de trabalho e dedicada e para ele.
    Meu sonho e vê-lo falar pois se esforça muito para emitir sons cantarola sem palavras as musicas, que canto de 13 anos de professora me senti pecima queria ensinar alguma coisa a eletrabalhando na Apae e tenho um amor inesplicavel , sinto como se ele fosse meu. me ajudem.

    ResponderExcluir

Peu cresceu e O Mundo de Peu também mudou.

Bem-vindo ao blog O Mundo de Peu! Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Rodrigues, pai de Pedro (Peu), sou o criador do blog O Mund...