sábado, 5 de julho de 2008

O impacto emocional sobre a família

As famílias podem passar por uma variedade de emoções quando ficam sabendo que o filho tem autismo. Isso varia muito entre famílias, e cada membro da família tem que se preparar para sua jornada emocional. Cada pai é de um jeito e as respostas emocionais variam amplamente. Podem ou não vivenciar algumas das seguintes emoções em ocasiões diversas.

Alívio
Se os pais sentem-se frustrados por não serem levados a sério quanto às preocupações que tem com o filho, ou se o diagnóstico demora muito, eles às vezes vivenciam alívio temporário. Dizem que finalmente começam a entender o comportamento do filho e a obter a ajuda certa.

Culpa
É muito comum os pais acharem que fizeram algo errado durante a gestação ou nos cuidados do filho. Se você se sente assim, não é o único. Mas lembre-se, as pesquisas mostram que as crianças não desenvolvem ASD em conseqüência de algo errado que os pais fizeram ao cuidar deles.

Perda
A maioria dos pais tem sonhos e aspirações para os filhos tanto antes de nascerem quanto quando são pequenos (“ela será bailarina”, ”ele vai torcer para o meu time de futebol”,”ela vai se formar, casar-se e nos dar netos”). Isso acontece principalmente antes do primeiro filho; eles têm uma idéia de como gostariam que ele fosse. A medida que observamos nosso bebê crescer, a maioria de nós precisa adaptar essas idéias enquanto vai conhecendo o indivíduo que ele é e, aos poucos, percebemos que tem personalidade e individualidade próprias. Podemos ajudar a moldar personalidades e nutrir nossos filhos, mas não podemos fazer deles algo que não são.

Esse processo é acentuado em crianças com ASD quando entendemos que talvez elas nunca poderão fazer, com facilidade, algumas das coisas que esperávamos ou desejávamos, ou que achamos naturais. Pais podem fazer perguntas como “Por que eu?” ou desejar que a situação fosse outra. Trata-se de uma reação normal a qualquer perda, até mesmo à perda de esperança no futuro.

Medo do futuro
Pais podem temer o futuro dos filhos. Quando a criança recebe o diagnóstico de ASD, os pais vivenciam não apenas tristeza e perda, mas vários temores em relação ao futuro que substituem as esperanças e as expectativas que tinham. É difícil nos ajustarmos a esses processos. Talvez as famílias tenham que rever suas aspirações para o filho e manter o futuro em mente à medida que a criança se desenvolve.

Buscar informações
Algumas famílias podem reunir o maior número possível de informações e entrar em contato com outros que têm experiência e compartilhar. Outras podem evitar informações e tentam esquecer tudo que faça lembrar o problema. Muitos jovens e suas famílias agora têm acesso à Internet e buscam suas próprias fontes de informação.

Como sobreviver a tudo isso

Em geral, talvez ajude:
  • Aceitar o diagnóstico de ASD e ajudar outros familiares a fazer a mesma coisa.

  • Encontrar uma rede de apoio de família ou amigos.

  • Obter informações precisas sobre ASD.

  • Desenvolver atitude, crenças e estratégias positivas para enfrentar a situação.

  • Desenvolver relacionamentos construtivos com a escola e serviços de saúde.

Trecho extraído do livro "Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peu cresceu e O Mundo de Peu também mudou.

Bem-vindo ao blog O Mundo de Peu! Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Rodrigues, pai de Pedro (Peu), sou o criador do blog O Mund...