domingo, 13 de janeiro de 2008

CID-10 e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento

No V Congresso Brasileiro de Autismo e na IX Jornada Regional de Autismo, realizados em Gramado, em outubro de 2000, foi realizado um debate entre os especialistas na tentativa de se chegar a um consenso sobre o fato de que o autismo, ou seja, que a Síndrome do Autismo deva ser diagnosticada por clínicos e pesquisadores. O diagnóstico deve ser inserido na convergência de dois sistemas de classificação diagnóstica: 1. O da Organização Mundial da Saúde, registrado no CID-10 (Classificação Internacional das Doenças, 10ª versão); 2. O do DSM IV (Diagnostical Statistical Manual - versão 4), desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria.

Esses sistemas possuem bases filosóficas diferentes, sendo que o DSM-IV é um sistema focado nos sintomas que, posteriormente, definem categorias. O CID-10 é um sistema que busca um único diagnóstico, capaz de explicar os problemas do paciente. As condições classificadas como Distúrbios Globais do Desenvolvimento, pelo DSM-IV, e como Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, pela CID-10.Tanto a CID-10 quanto o DSM-IV estabelecem como critério para o transtorno autista o comprometimento em três áreas principais: alterações qualitativas das interações sociais recíprocas; modalidades de comunicação; interesses e atividades restritos e repetitivos.

Finalmente, cabe ressaltar a mudança na forma de conceber o autismo, passando da condição de "doença" com identidade definida e distinta dos quadros envolvendo problemas orgânicos para a de "síndrome" (conjunto de sintomas). Dessa forma, quando se fala de transtornos ou síndromes autísticas, quer-se designar a "tríade de comprometimentos" independentemente da sua associação com aspectos orgânicos. Em outras palavras, a síndrome do autismo identifica um perfil comportamental com diferentes etiologias.

3 comentários:

  1. gostaria d saber quais as causas do transorno ivasivo do desemvolvimento.Tenho uma filha com esse problema sem sindrome

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de conhecer, tenho um filho com essas caractristicas

    ResponderExcluir
  3. Tenho um neto que tem esse característica

    ResponderExcluir

Peu cresceu e O Mundo de Peu também mudou.

Bem-vindo ao blog O Mundo de Peu! Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Rodrigues, pai de Pedro (Peu), sou o criador do blog O Mund...