quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Inspirados pelo autismo

Aos finais de semana costumo ficar algumas horas no computador procurando novidades relacionadas a terapias e pesquisas sobre autismo, encontrei um site que me chamou atenção pelo nome “Inspirados pelo Autismo”. O site é a versão em português do Inspired Autism Consulting uma empresa americana que presta consultoria para pais e profissionais utilizando o Programa Son-Rise.



O Programa Son-Rise foi criado no início dos anos 70 pelo casal Barry e Samahria Kaufman depois que ouviram dos especialistas que não havia esperança de recuperação para o seu filho autista Raun, diagnosticado com autismo severo e um QI abaixo de 40. A partir da experimentação intuitiva e amorosa com Raun, há cerca de 30 anos atrás eles desenvolveram o Programa Son-Rise, programa que eles têm ensinado a milhares de famílias ao redor do mundo. Raun se recuperou de seu autismo após 3 anos e meio de trabalho intensivo com seus pais. Raun continuou a se desenvolver de maneira típica, cursou uma universidade altamente conceituada e agora e CEO do Autism Treatment Center of America fundado por seus pais.

O site é carregado de mensagens (desculpem o trocadilho) inspiradoras, tais como:

“Algumas crianças com autismo, quando abordadas com inspiração, apreciação e entusiasmo, têm se desenvolvido muito além dos níveis ditados pelas abordagens convencionais do autismo.”

“Sentir-se inspirado por um criança com autismo é o primeiro passo para ajudá-la a desenvolver a motivação para aprender a interagir socialmente.”

“A adoção de uma perspectiva inspiradora por parte dos pais – de esperança e entusiasmo – é crucial para a promoção do desenvolvimento de suas crianças.”

“Crianças com autismo, assim como qualquer outra criança, respondem positivamente a pessoas que se sentem confortáveis e entusiasmadas em relação a elas. Quando nos colocamos nessa atitude, maior é a probabilidade das crianças se abrirem e quererem se conectar conosco.”

“Ao adotarmos uma atitude brincalhona, apaixonada e confortável, nós inspiramos as crianças a se sentirem motivadas para se conectarem conosco. Elas sentem-se então inspiradas para brincar, aprender e superar seus desafios.”

“Ao brincar com a criança com autismo de uma maneira que a criança participe mentalmente, emocionalmente e fisicamente, um novo crescimento cerebral estará sendo solidificado.”

“Devemos acreditar que todas as crianças são capazes de superar seus desafios, que elas querem se conectar aos outros, amar, rir, brincar e aprender. E que cada criança é um indivíduo único e especial, que o diagnóstico de autismo não significa nada em relação a capacidade de cada criança para mudar e para sentir-se inspirada pelo amor e pela vida.”

“Todos os pais amam suas crianças. Muitas vezes, pais de crianças com autismo acabam focando mais em pensamentos de preocupação, desespero ou pesar em relação às suas crianças ao invés de focarem no amor e apreciação que eles sentem por elas. Quando os pais conseguem focar essencialmente no amor, as crianças começam a responder e se desenvolver mais. Este processo tem início com a tomada de decisão por parte dos pais para realizarem esta mudança consciente do jeito de pensar.”

Será realizado nos meses de fevereiro e março de 2008 um Workshop de 3 dias com os profissionais do The Autism Treatment Center of America apresentando o Programa Son-Rise pela 1ª vez no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Estou bastante entusiasmado em participar, se eu for colocarei aqui no blog as minhas impressões sobre o programa.

Quem quiser conhecer mais detalhes sobre o programa e só acessar o endereço: http://www.inspiredbyautism.com/Inspirados_pelo_Autismo/Inspirados_pelo_Autismo.html

2 comentários:

  1. Marcelo e Claudia,

    Li o blog todinho! Está muito legal!

    Não tenho dúvidas do sucesso que vocês, Mari e Pedro alcançarão!

    Um beijo e contem sempre comigo

    Zezé

    ResponderExcluir
  2. Queria conhecer mais sobre programa son-rise,para entender um pouco mais, estou interessada porque tenho um filho com autismo deixo o meu mail marynogueira20@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir